(UFPA) A composição de carvões minerais varia muito, mas uma composição média comum (em % m/m) é a seguinte: 80% carbono, 10% materiais diversos, 4% umidade e 5% de matéria volátil. Por isso, além de energia, o carvão pode ser fonte de vários compostos químicos. De sua fração volátil, pode-se obter hidrocarbonetos aromáticos simples. A importância destes hidrocarbonetos pode ser avaliada com base no seu consumo anual no mundo, que é de aproximadamente 25 ∙ 106 toneladas. Dessa quantidade, em torno de 20% são obtidos pela conversão de parte da fração volátil do carvão mineral. As fórmulas estruturais de alguns destes hidrocarbonetos aromáticos estão representadas a seguir.
A nomenclatura usual para as substâncias formadas pelos compostos representados pelas fórmulas (i), (ii) e (iii) são, respectivamente,
(A)
ciclohexano, fenol e naftaleno.
(B)
ciclohexeno, metil-ciclohexeno e cresol.
(C)
benzeno, fenol e cresol.
(D)
benzina, tolueno e antraceno.
(E)
benzeno, tolueno e xileno.
Termos de uso
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
O composto (i) é o benzeno, um anel de seis carbonos com ligações duplas intercaladas, que geram um efeito conhecido como ressonância.
O composto (ii) é o tolueno, um hidrocarboneto aromático, que também possui o efeito de ressonância.
O composto (iii) é o xileno, um conjunto de compostos dimetil benzeno, onde as duas metilas mudam de posição. São elas: orto-xileno, meta-xileno e para-xileno.
Alternativa E.
Anexos:
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás