(UFOP 2010) Nas preparações histológicas de rotina, dois corantes amplamente utilizafod: a HEMATOXILINA um corante de caráter básico que cora estruturas celulares de caráter ácido e a EOSINA um corante ácido que cora estruturas de caráter básico como por exemplo as mitocondrias. Em uma célula com alta atividade metabólica e de síntese de proteínas qual desses corantes irá corar o núcleo e qual deles irá corar o citoplasma da célula? Porque?
[ATENÇÃO NA MINHA DÚVIDA] A resposta é essa Como o núcleo é preenchido por ácidos nucléicos (DNA e RNA) apresenta afinidade por corantes básicos e será corado pela EOSINA. Uma célula com alta atividade metabólica possui muitas mitocôndrias e proteínas em seu citoplasma, que será corado pela HEMATOXILINA.
Mas no enunciado diz que "... e a EOSINA um corante ácido que cora estruturas celulares de caráter básico como por exemplo as mitocôndrias " Se as mitocôndrias têm caráter básico e são coradas por corantes ácidos no caso a EOSINA e está presente no citoplasma porque o gabarito é o citoplasma corado com a HEMATOXILINA?
Soluções para a tarefa
Sempre em preparações histológicas, a hematoxilina é usada para corar núcleos e no máximo o retículo endoplasmático rugoso (no caso de células com alta atividade metabólica, pois possuem grande atividade protéica, e as proteínas possuem carater ácido). Já o citoplasma é corado com a eosina, justamente por ter pH básico.
A hematoxilina é um corante básico, portanto cora estruturas, a eosina é um corante ácido e atuará em substâncias básicas.
Colorações histológicas (hematoxilina e eosina)
Colorações histológicas especiais são usadas em técnicas de coloração para identificar gasógenos putativos ou para demonstrar componentes celulares específicos para auxiliar os patologistas na avaliação da doença.
Este método laboratorial é frequentemente usado em que dois corantes chamados hematoxilina e eosina são usados para ver melhor as diferentes partes da célula sob um microscópio.
A hematoxilina cora ribossomas, cromatina (material genético) dentro do núcleo e outras estruturas num violeta-azulado profundo. A eosina cora o citoplasma, colágeno, tecido conjuntivo e outras estruturas que circundam e sustentam a célula laranja-rosa ou rosa.
A coloração com hematoxilina e eosina ajuda a identificar diferentes tipos de células e tecidos e a obter informações importantes sobre as características celulares, forma e estrutura de uma amostra de tecido. É usado para diagnosticar doenças como o câncer.
Saiba mais sobre Colorações histológicas em: https://brainly.com.br/tarefa/40152440
#SPJ2