(UFMS 2010)Observe a figura abaixo que representa um tecido epitelial glandular, a seguir analise as proposições e assinale a(s) correta(s).1) A glândula salivar é um exemplo de glândula como ilustrado em C.2) Para formação das glândulas pelo tecido epitelial, ocorre a proliferação e a penetração das células do tecido epitelial no tecido conjuntivo, como ilustrado em A.4) O produto de secreção da glândula, ilustrado em C, é liberado diretamente na circulação sanguínea.8) A glândula tireóide é um exemplo de glândula como ilustrado em B.16) O pâncreas, por apresentar atividade endócrina e exócrina, é considerado uma glândula mista.32) As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio que as originou, e seus produtos são eliminados para o meio exterior pelo ducto até a superfície do corpo, ou até uma cavidade interna de um órgão, como ilustrado em B.
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos julgar os itens a seguir :
1) A glândula salivar é um exemplo de glândula como ilustrado em C. - Inorreta, a glandula salivar é uma glândula exócrina, assim como ilustrado em B.
2) Para formação das glândulas pelo tecido epitelial, ocorre a proliferação e a penetração das células do tecido epitelial no tecido conjuntivo, como ilustrado em A. - Correta, há a proliferação de células epitelias que se especializam em secreção e adentram no tecido epitelial, formando a glândula em si.
4) O produto de secreção da glândula, ilustrado em C, é liberado diretamente na circulação sanguínea. - Correta, glândulas que liberam seus produtos na corrente sanguínea são as endócrinas.
8) A glândula tireóide é um exemplo de glândula como ilustrado em B. - Incorreta, a tireoide é uma glândula endócrina.
16) O pâncreas, por apresentar atividade endócrina e exócrina, é considerado uma glândula mista. - Correta, apresenta sua parte endócrina e exócrina, sendo chamada de glândula anfícrina ou mista.
32) As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio que as originou, e seus produtos são eliminados para o meio exterior pelo ducto até a superfície do corpo, ou até uma cavidade interna de um órgão, como ilustrado em B. - Correta, a imagem B demonstra um exemplo de formação de glândula exócrina.
Portanto, podemos afirmar que as afirmações 2,4, 16 e 32 estão corretas.
Com relação as proposições apresentadas sobre o tecido epitelial glandular, as alternativas 2, 4, 16 e 32 estão corretas.
Vamos entender melhor.
Tecido Epitelial Glandular
É um tecido epitelial especializado em secreção de substâncias. Essas chamadas glândulas são formadas a partir da invaginação do epitélio de revestimento, invadindo o tecido conjuntivo.
As glândulas podem ser:
- Endócrinas: quando não possuem conexão com o epitélio, sendo, assim, não há um ducto excretor e as secreções são lançadas no sangue. Ex: tireóide, hipófise etc.
- Exócrinas: são aquelas que mantém a conexão com o epitélio que a originou, tendo forma de ducto tubular por onde a secreção será eliminada numa cavidade ou para fora do corpo. Ex: mamária, sebácea, salivar etc.
- Mista: são glândulas que são, simultaneamente, endócrinas e exócrinas. Ex: pâncreas
Aprenda mais sobre Tecido Glandular em: brainly.com.br/tarefa/29360746
#SPJ3