(UFMS 2010)Leia o fragmento do poema “Canção do vento e da minha vida”, de Manuel Bandeira, e responda à questão a seguir.O vento varria as folhas,O vento varria os frutos,O vento varria as flores...E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe frutos, de flores, de folhas.Tanto o verbo varrer quanto o adjetivo cheia regem complementos. Observe a presença ou a ausência de preposição nesses dois casos e responda:1) Varrer é um verbo transitivo indireto, o que pressupõe uma ação indireta do eu lírico sobre as coisas que o circundam.2) O termo vento é sujeito do verbo varrer que se liga diretamente aos seus complementos.4) O valor semântico da preposição de em “cheia de...” é o de qualidade, caráter.8) Os complementos do adjetivo cheia – frutos, flores, folhas – ligados a ele com o auxílio da preposição de exercem a função sintática de complemento nominal.16) A função sintática dos complementos do verbo varrer é a de objeto indireto.
Soluções para a tarefa
2) O termo vento é sujeito do verbo varrer que se liga diretamente aos seus complementos.
8) Os complementos do adjetivo cheia – frutos, flores, folhas – ligados a ele com o auxílio da preposição de exercem a função sintática de complemento nominal.
Quanto ao poema “Canção do vento e da minha vida”, de Manuel Bandeira, estão CORRETAS apenas as afirmativas 2 e 8.
Transitividade verbal
A seguir, a análise de cada afirmativa:
1. FALSA - Na verdade, varrer é um verbo transitivo direto, já que não exige preposição para se conectar ao seu complemento.
2. VERDADEIRA - Conforme a frase "O vento varria...", o termo destacado é sujeito do verbo varrer, já que o modifica. Além disso, está correta a afirmação de que esse verbo se liga diretamente aos seus complementos, pois é transitivo direto.
4. FALSA - Na verdade, a preposição "de" tem sentido de conteúdo (frutos, flores e folhas é o conteúdo da vida do eu lírico).
8. VERDADEIRA - Esses termos realmente são complementos nominais, pois completam o sentido de um adjetivo que rege complemento (cheia de quê?).
16. FALSA - Na verdade, esses complementos verbais se classificam como objetos diretos, pois completam o sentido de um verbo transitivo direto (varrer).
Mais sobre transitividade verbal em:
brainly.com.br/tarefa/39026905
#SPJ2