Geografia, perguntado por moraesaliandra643, 5 meses atrás

(UFMS–2009) Segundo o Banco Mundial, cerca de oitenta países vão entrar em conflito por causa dos recursos hídricos nos próximos anos. Rios que atravessam diferentes países representam fontes essenciais de abastecimento de água e constituem motivo de disputas acirradas. Os problemas tornam-se mais graves quando a disputa pela água se mistura com desavenças político-religiosas. Qual alternativa representa o caso específico de conflito pela água no Rio Nilo? *

Apesar de ser um rio internacional, poucos países utilizam as águas do Nilo, exceto o Egito, cuja população depende das águas dele para o abastecimento e a produção de alimentos, enquanto que nos outros países banhados pelo mesmo rio, como a Etiópia e o Sudão, a população, por estar concentrada no litoral, tira pouco proveito de suas águas.
A instalação de várias usinas hidrelétricas e a captação de água para irrigação, em países localizados no alto da bacia, têm prejudicado o aproveitamento feito no Egito, situado no baixo curso do rio, que contava com as cheias periódicas para a fertilização do vale.


É um rio genuinamente egípcio, e as disputas pelas terras agricultáveis de suas margens são entre os povos nômades do deserto e os árabes muçulmanos que mantêm o controle político em todo o vale do rio.


Outros países africanos poderiam utilizar suas águas para o abastecimento e a irrigação, como a Etiópia e o Sudão, porém não as utilizam por cumprirem acordos políticos com o Egito, que historicamente detém o direito de exploração das águas, garantido pela ONU.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mxoatop
7

O Rio Nilo tem suas águas utilizadas por DIVERSOS países, além do Egito, como a Tanzânia, Uganda, Ruanda, o Sudão, a Etiópia, ...., logo a primeira afirmativa está INCORRETA.

A terceira afirmativa está INCORRETA, pois as disputas em relação a ele são mais abrangentes em relação a nações do que simples disputas territoriais internas.

O direito de exploração do Rio Nilo tange a respectivamente o Sudão e o Egito, não a apenas este. A quarta afirmativa está INCORRETA.

Assim, pelo método da eliminação, a segunda afirmativa se apresenta como a correta.

Perguntas interessantes