Química, perguntado por gidecicco, 10 meses atrás

(UFMS-2007I) Em novembro de 2006, o Governo Federal decidiu aumentar de 20% para 23% a mistura de álcool anidro na gasolina. Para se determinar o teor de álcool na gasolina, é realizado um procedimento experimental simples: com uma pipeta, colocam-se 20,0 mL de gasolina em uma proveta. A seguir, adicionam-se 20,0 mL de água; com a proveta tampada, agita-se a mistura água-gasolina. Após a separação das fases, determina-se o volume de cada fase e, finalmente, calcula-se o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina. Baseado nesse procedimento experimental e no conhecimento das propriedades da água e do álcool, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


(001) O álcool hidratado constitui um exemplo de sistema bifásico com um componente.
(002) A gasolina é um exemplo de mistura homogênea.
(004) Nessa análise, o álcool presente na gasolina transfere-se preferencialmente para a fase aquosa por ser mais solúvel nessa fase.
(008) Se o volume final da gasolina for 15,4 mL, significa que a amostra de gasolina apresenta o teor alcoólico de acordo com o determinado pelo Governo.
(016) A água é uma mistura de oxigênio e hidrogênio.

Soluções para a tarefa

Respondido por bmoteka
5

Resposta: 2 + 4 + 8 = 14

Explicação:

01) Incorreta, álcool e água se misturam homogeneamente, portanto sendo uma mistura de uma fase apenas.

02) Correta, mistura de uma fase (homogênea) de hidrocarbonetos e álcool

04) Correta, a solubilidade do álcool é muito maior na água do que na gasolina por conta das interações com a última: pontes de hidrogênio

08) Correta. Se, das 20 mL iniciais de gasolina saíram 4,6 mL de álcool (20-15,4), podemos montar a seguinte regra de três:

20 ----- 100%

4,6 ----- x

x= 23%, e está nos conformes determinado pelo Governo

16) Incorreta. Água são uma moléculas compostas por hidrogênio e oxigênio, mas não uma mistura desses dois gases e átomos. Vide conceito de substâncias simples e compostas e misturas.


gidecicco: obrigadaaaa
Perguntas interessantes