História, perguntado por alexandres2501, 1 ano atrás

(UFMG-MG) A reforma partidária, que implantou o pluripartidarismo no Brasil, no governo Figueiredo, tinha por objetivo: a) consolidar os resultados das eleições de 1974 que deram ampla vitória ao partido do governo, o PDS. b) levar os liberais, concentrados no PP, para engrossar as fileiras do PRS e fortalecer o apoio ao governo. c) quebrar o monopólio que o MDB exercia na oposição, fragmentando-o em inúm eros partidos e evitando a sua ascensão ao poder. d) revigorar o PDT para que esse pudesse enfrentar o PT nas eleições majoritárias. e) utilizar os antigos militantes da UDN nos quadros da ARENA para que essa, fundindo-se com o PDS, vencesse as eleições para governadores

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
72
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra C. 


Além da Reforma Partidária, que proporcionou a criação de novos partidos políticos o governo de Figueiredo foi marcado pela mudança do regime militar para um regime democrático, assim como houve também, estratégias para que tivessem ações com objetivos de ter uma abertura política no Brasil.

O governo também aprovou a Lei da Anistia, no ano de 1979, em que os exilados puderam voltar para o Brasil, e os presos políticos saíram da prisão. Podemos destacar ainda a volta das eleições diretas para governador.

Espero ter ajudado!







Respondido por juscelino765
30

Resposta:

Resposta correta: letra C

Explicação:

Uma das estratégias do governo militar para controlar a oposição foi a fragmentação política do MDB com a criação do pluripartidarismo. Por outro lado, a ARENA (partido que apoiava a ditadura militar) se unificou na criação do PDS. Além disso, foi imposta a proibição das coligações entre os partidos nas eleições para os governos de estado. Portanto, os votos das pessoas descontentes com regime militar se dividiram entre os partidos de oposição (PMDB, PT, PDT, PTB). Por outro lado, os apoiadores dos militares concentraram seus votos no PDS. Essa estratégia garantiu, mesmo com o estremo desgaste dos militares depois de anos de repressão e uma grave crise econômica, 50% dos estados nas eleições para governadores.

Perguntas interessantes