História, perguntado por renatomilitao2753, 1 ano atrás

(UFMG) Congregando segmentos variados da população pobre ou dirigindo-se às áreas de minera­ ção» onde se concentravam enormes contingentes de escravos, as vendeiras e negras de tabuleiro seriam constantemente acusadas de responsabilidade direta no desvio de jornais, contrabando de ouro e diamantes, prática de prostituição e ligação com os quilombos. (F IG U E IR E D O , L u c ia n o . 0 avesso da m em ória: c o tid ia n o e tra b a lh o da m u lh e r e m M in a s G e ra is n o s é c u lo XVIII. R io d e J a n e iro : J o s é O lym p io, 1993.) A partir da leitura e análise desse trecho, é correto afirm ar que a escravidão nas Minas Gerais se caracterizava por: a) um perfil ru ral e patriarcal, o que fazia com que as cativas e as forras ficassem reclusas, em casa. sob controle m asculino. b) uma comunidade igualitária, o que se expressava na liberdade com que os negros circulavam pelas ruas. c) uma grande diversidade de form as de exploração do trabalho escravo, situa­ ção característica de um contexto mais 9 urbano. d) uma relativa flexibilidade, o que se expressava no livre trânsito dos com erciantes entre as cidades e os quilombos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
22
Olá,

Resposta letra "C"

Como era característico dos escravos da cidade, em Minas, por causa da mineração foram instituídas formas variadas de exploração do trabalho escravo.



Havia negros que conseguiram inclusive ganhar sua liberdade em decorrência desse tipo de trabalho, já que, no  período em que o ouro em Minas ainda estava grande, os negros que podiam trabalhar nessas minas, arrumava através do ouro o valor necessário para conseguir sua alforria.


Havia portanto, uma diferença nas relações de trabalho nas minas e também nos escravos que eram do meio urbano, para os escravos que eram do espaço rural.

Perguntas interessantes