Filosofia, perguntado por yurisenaa, 1 ano atrás

UFMG) Como narrado no diálogo “Críton, ou do dever”, Sócrates, após ser condenado, aguarda, na prisão, a execução de sua sentença, que consiste em tomar cicuta, pena de morte adotada entre os atenienses. Críton, discípulo do filósofo, propõe lhe a fuga e o exílio, sob a alegação de que a condenação teria sido injusta. Sócrates recusa a oferta e, entre outras razões, apresenta à seguinte: “... viver não é o que mais deve importar, mas viver bem.”
(PLATÃO. Críton, ou do dever. 48b. In: Diálogos. 4. ed. Tradução de José Trindade. Santos/Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda,1993.) Com base na leitura desse trecho, apresente dois argumentos que justifiquem por que, na opinião de Sócrates, no caso, viver bem implica aceitar a morte.

Soluções para a tarefa

Respondido por Talitinhaa123
10
“... viver não é o que mais deve importar, mas viver bem.”
Para Sócrates se manter vivo teria que deixar de ser Sócrates, não poderia mais continuar sendo um filosofo, livre pensador, seria um homem condenado por pensar.
Para Sócrates se manter vivo teria que deixar de filosofar, não poderia ensinar da forma como fazia pois sobre ele haveria a proibição da sentença dos magistrados de Atenas.
Bjos *-*
Respondido por thiiagomoura
0

Sócrates acreditava que não é possível viver bem sem aceitar a morte porque toda a vida é finita, então a única maneira de ser feliz é aceitar essa verdade.

O que Sócrates acredita sobre a vida após a morte?

  • Sócrates foi um dos filósofos mais influentes da Grécia antiga, bem como um dos pensadores mais importantes da filosofia ocidental. Suas contribuições para a filosofia estão contidas principalmente em seus ensinamentos, que ele transmitiu através de diálogos escritos por seu aluno Platão;
  • Existem muitas semelhanças entre as crenças de Sócrates e as de Pitágoras, mas também existem algumas diferenças importantes. Por exemplo, Pitágoras acreditava que as almas transmigram - o que significa que elas se movem de corpo em corpo - enquanto Sócrates acreditava que as almas não morrem com seus corpos, mas vivem para sempre.

Por fim, a ideia da vida após a morte está presente desde os tempos antigos e ainda é predominante hoje.

Veja mais sobre a opnião de Sócrates sobre a vida e a morte em: https://brainly.com.br/tarefa/3193339

Anexos:
Perguntas interessantes