(UFMG) Ao tocar um violão, um músico produz ondas nas cordas desse instrumento. Em conseqüência, são produzidas ondas sonoras que se propagam no ar.
Comparando-se uma onda produzida em uma das cordas do violão com a onda sonora correspondente, é CORRETO afirmar que as duas têm:
a) a mesma amplitude.
b) a mesma freqüência.
c) a mesma velocidade de propagação.
d) o mesmo comprimento de onda.
Gabarito: letra b
Por que?
Soluções para a tarefa
E se cada corda do violão emitir uma nota (frequência) diferente, a onda sonora que ouvimos deverá ter necessariamente a mesma frequência.
Resposta:
b)
Explicação:
a) Na estrutura do violão, sabemos que existe uma caixa de madeira onde as cordas estão presas por uma de suas extremidades. Essa caixa é chamada de caixa de ressonância, que tem a função de amplificar ( aumentar a amplitude) a onda que está sendo gerada na corda. Essa onda amplificada é a que chega aos nossos ouvidos como som.
b) A frequência de uma onda depende exclusivamente da fonte que a está emitindo. Por exemplo, se emitirmos a nota LÁ ( 440 HZ) no violão, o som produzido por essa nota se propagará pelo ar com esta mesma frequência.
c) a velocidade de propagação de uma onda depende das características do meio material onde ela é produzida. No violão, as ondas são produzidas em cordas de aço ou de nylon. A onda sonora, por sua vez, será produzida no ar. Como os meios de propagação são diferentes, as velocidades também serão diferentes.
d) Pela equação fundamental da ondulatória : V = λ . f
V = velocidade de propagação da onda
λ = comprimento de onda
f = frequência
Como a frequência não muda, vemos que a velocidade de propagação e o comprimento de onda são diretamente proporcionais. Como as ondas se propagam com velocidades diferentes, consequentemente, seus comprimentos de onda também serão diferentes.