. (UFMG - adaptada) O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953. É CORRETO afirmar que essa Lei: *
1 ponto
a) deu origem à campanha "O petróleo é nosso", o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
b) teve como base tornar monopólio estatal a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.
c) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a Lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
d) tornou o petróleo brasileiro propriedade exclusiva de empresas particulares dos Estados Unidos, para pesquisa, extração, refino e comércio.
"[...] Depois de decênios de domínios e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. [...] A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade individual na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. [...] Lutei contra a exploração do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."
Carta Testamento de Getúlio Vargas – 24/08/1954.
2. O segundo Governo de Getúlio Vargas (1951-1954) foi marcado por uma política que também está expressa na Carta Testamento de Vargas. Que política é essa? *
1 ponto
a) Ditadura inspirada no socialismo soviético, com instalação de fazendas coletivas e controle rígido da produção por parte do governo.
b) Liberalismo econômico e alinhamento automático aos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria. A intenção era que o governo não interferisse na economia.
c) Nacionalismo, estatismo e desenvolvimentismo. Valorização da indústria nacional, a partir da indústria de base, como o caso da Petrobras e do BNDE.
d) Isolamento em relação ao resto do mundo, ficando completamente fora do contexto político da Guerra Fria. Tanto importações quanto exportações foram proibidas.
Soluções para a tarefa
Sobre a questão do governo Vargas, a resposta certa é a:
1 - b) teve como base tornar monopólio estatal a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.
2 - c) Nacionalismo, estatismo e desenvolvimentismo. Valorização da indústria nacional, a partir da indústria de base, como o caso da Petrobras e do BNDE.
Isso porque o referido governo foi marcado por profundas mudanças políticas e sociais na medida em que a reformas de Vargas visam uma igualdade melhor entre as pessoas.
Nesse sentido, ele era considerado como o pai dos pobres tendo em vistas as importante mudanças que fez como forma de lançar o nome do Brasil no âmbito internacional.
Importante notar questões como reforma da constituição e reforma da legislação trabalhista.
espero ter ajudado!
Resposta:
1- b
2- c
Explicação:
fiz e estava correto