(UFMG - Adaptada) Com base nas informações do gráfico, que mostra a correlação entre o nascimento (nativivos) de crianças com Síndrome de Down e a idade materna, podemos concluir que todas as afirmativas estão corretas, exceto:
a) A probabilidade da incidência abaixo de 25 anos é igual a zero.
b) A frequência aumenta com a idade avançada.
c) A incidência aos 45 anos é, aproximadamente, 3x maior que aos 40 anos.
d) A frequência esperada aos 35 anos é, aproximadamente, metade da incidência aos 40.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) A probabilidade da incidência abaixo de 25 anos é igual a zero.
2- c) II e III.
Explicação: CLASSROOM
1- Após os 25 anos embora a incidência seja baixa, há sim uma probabilidade de ocorrência de nascidos vivos com Síndrome de Down, pois a linha do gráfico nunca chega a zero. Veja, está claro que a incidência aumenta com a idade pois a curva fica bem acentuada no gráfico. Aos 40 anos a incidência é de 5 nascidos vivos em 1.000, enquanto que aos 35 anos a linha se encontra aproximadamente no 2,5 nascidos vivos em 1.000, correspondendo então a metade da incidência observada aos 40. Já em comparação dos 40 anos com os 45, vemos que triplicou a incidência, sendo nos 40 anos 5 em 1.000 e nos 45 anos 15 em 1.000. Ou seja, a resposta correta é a letra A.
2- Quando a não-disjunção ocorre na Meiose I, as duas células formadas já apresentarão mutação e consequentemente a Meiose II resultará em 4 gametas alterados, sendo dois deles com excesso de cromossomos X ou Y e dois com ausência de cromossomos X ou Y. Não há chances de 100% dos gametas serem normais. Uma explicação para a não disjunção cromossômica é a má formação do fuso acromático, que é mais frequente em mulheres (ovulogênese) do que em homens, pois os ovócitos primários envelhecem junto com a mulher, e podem afetar com maior probabilidade a formação do fuso. Ou seja, a resposta correta é a letra C.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤
Sobre o nascimento (nativivos) de crianças com Síndrome de Down:
a) A probabilidade da incidência abaixo de 25 anos é igual a zero.
Quando se fala sobre a população geral, a estatísticas mostra que dentre 800 crianças portadoras da síndrome de Down, sejam elas nativivas ou fetos, a incidência é muito maior em mães com a idade acima de 35 anos.
Veja que, no gráfico, observamos que na idade de 25 anos a incidência é baixa, mas existe probabilidade de ocorrência de nascimentos de bebês vivos com Síndrome de Down, uma vez que a curva do gráfico nunca chega a zero.
De acordo com o gráfico, a incidência de nascimentos de bebês acometidos pela síndrome de Down aumenta com o aumento da idade da mãe.
Dos 40 anos aos 45, a incidência de Síndrome de Down, triplicou.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/40303027