(UFMG 2009)Leia estes trechos:O interior do Ceará voltou a ser atingido por tremores de terra na madrugada de ontem, com abalos sísmicos que alcançaram até 3,9 graus na escala Richter. Folha de S. Paulo, 10 mar. 2008. p. C1. (Adaptado)A terra voltou a tremer na região de Caraíbas, no Norte de Minas Gerais. O abalo sísmico de 4,0 graus na escala Richter ocorreu anteontem à noite, onde, em dezembro de 2007, terremoto causou a morte da primeira vítima de um tremor de terra no País. Estado de Minas, 21 de mar. 2008. p. 22. (Adaptado)Por volta das 21h de anteontem, um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter assustou moradores de São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina. Com epicentro na costa brasileira, a cerca de 270 km da capital paulista, o terremoto foi considerado moderado por cientistas e geólogos do País. Folha de S. Paulo, 24 abr. 2008. p. C4. (Adaptado)Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:A) a ausência de vítimas no terremoto que afetou parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina é explicada pelo fato de, no Centro-Sul do País, a construção civil empregar técnicas antiterremotos eficazes em países como o Japão.B) a escala Richter é utilizada para quantificar a magnitude sísmica de um terremoto ocorrido em continente ou em oceano, desde aqueles registrados somente pelos sismógrafos, até aqueles outros sentidos pelo homem e causadores de grande destruição.C) a mídia, ao fazer uso das expressões “tremor de terra”, “abalo sísmico” e “terremoto”, está-se referindo a um fenômeno geológico, que tem sua origem associada à mobilidade e ao deslocamento das placas litosféricas.D) as áreas continentais distantes das bordas de placas tectônicas – como é o caso de grande parte do território brasileiro –, se revelam, também, sismicamente instáveis, embora, nelas, os terremotos apresentem magnitude e freqüência reduzidas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
48
A ausência de vítimas fatais no terremoto que afetou partes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina se deve à baixa magnitude destes abalos sísmicos (apenas 5,2 graus, o que não representa risco à vida e às estruturas), e não aos investimentos feitos na construção de edifícios "à prova" de terremotos, como acontece em países como o Japão, onde os terremotos fortes são comuns e este tipo de medida é justificável.
As demais afirmativas são verdadeiras e representam como a mídia aborda a questão, como a Escala Richter é utilizada e as causas dos tremores de terra, assim como a razão de serem de maior magnitude em certos pontos do planeta.
É correta a alternativa A.
Respondido por
8
Resposta:
letra A
marcar como a melhor resposta
Perguntas interessantes