(UFMG 2009)Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que:A) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.B) a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.C) a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.D) os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.
Soluções para a tarefa
A) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.
Correto. A crise mundial de 1929 afetou de maneira direta a Alemanha, dado que, no pós-guerra, precisou contar com apoio financeiro dos Estados Unidos da América, coisa que, com a crise, foi mais prejudicial do que benéfica.
B) a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.
Falso. Não havia escassez nem de matéria prima nem de crédito, mas de compradores.
C) a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.
Falso. A URSS estava fora deste ciclo econômico capitalista e foi pouco prejudicada pela crise.
D) os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.
Falso. Não havia ainda um capital notável do exterior investido por aqui e, o que havia sido investido, manteve-se, pois seria mais benéfico aos acionistas.
Resposta:a correta e a letra A
Explicação: