Biologia, perguntado por tarcisiosilva1486, 1 ano atrás

(UFMG 2008)Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:A) a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.B) a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .C) as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.D) o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
160

As heranças podem ser autossômicas, em que cada pessoa recebe um gene de cada pai, sem ligação com cromossomo; ou pode ser sexual. Nesse segundo caso, ela pode estar relacionada ao cromossomo X.

Sendo ligada ao X, devemos lembrar que:

Homens: XY Mulheres: XX

Assim, podemos concluir que, para a característica se apresentar, no homem só precisa de um gene, enquanto que na mulher precisa de dois (se for recessivo; se a herança foi ligada ao X dominante então ela pode apresentar com apenas um gene dominante).

Então, também podemos afirmar que herança ligada ao X, os meninos recebem das mães, já que o pai será responsável por fornecer o cromossomo Y.

Assim, um casal normal que gerou duas crianças normais e duas hemofílicas, podemos tirar as seguintes conclusões:

- O pai não tem o gene da hemofilia, pois senão ele seria obrigatoriamente hemofílico;

- As duas crianças hemofílicas são meninos, que receberam um gene recessivo da mãe;

- A mãe é heterozigota, pois tem o gene, mas ele não se manifesta.

- P: X(A)Y x X(A)X(a)

F: X(A)X(A) X(A)X(a) X(A)Y X(a)Y

75%(normal) 25% (hemofílico)

Assim, a resposta é a Letra D, pois não há como afirmar isso, já que o pai das crianças recebeu do seu pai o cromossomo Y.

Respondido por guynho23
92

O gene recessivo está presente no avô paterno das crianças

Perguntas interessantes