(UFLA) O tecido muscular liso é caracterizado por não apresentar estriações transversais. Isso ocorre porque os túbulos T bem desenvolvidos impedem a formação de estriações transversais. as fibras musculares não se organizam em feixes. os filamentos de miosina e actina não estão organizados em sarcômeros não existem filamentos de actina e miosina nas fibras desse tecido muscular. os túbulos T bem desenvolvidos impedem a formação de estriações transversais. as fibras musculares não se organizam em feixes. os filamentos de miosina e actina não estão organizados em sarcômeros não existem filamentos de actina e miosina nas fibras desse tecido muscular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.
O tecido muscular é constituído por células alongadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas em feixes. Essas células são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).
O grau de contração muscular segue, a princípio, dois fatores: o primeiro relacionado à intensidade do estímulo e o segundo à quantidade de fibras estimuladas. Dessa forma, somente ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.
Explicação: