( UFLA ) A separação de alcanos é uma das etapas mais importantes no refino do petróleo . Em alcanos , as ramificações reduzem as interações intermoleculares e , consequentemente , diminuem a temperatura de ebulição em relação a compostos menos ou não ramificados . Considere os alcanos A , B e C a seguir para responder ao que se pede . A B С a ) Dê os nomes dos compostos A , B e C. b ) Indique a ordem de saída dos compostos durante o processo de destilação em uma torre de fracionamento de uma refinaria de petróleo .
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A= 2,2,4-timetil-Pentano
B= Octano
C= 2,5 dimetil-hexano
Explicação:
Olá, infelizmente não soube como responder a letra b), mas a letra a) está resolvida corretamente :)
Resposta:
a)
A) 2,2,4 Trimetil-pentano
B) Octano
C) 2,5 dimetil-hexano
(créditos ao mycatelli)
b)
A - B - C
(seguindo a ordem do que sai primeiro até o que sai por último)
Explicação da alternativa B
a ordem de saída dos compostos durante a destilação é ligada com a temperatura de ebulição.
Ou seja, os compostos com maiores temperaturas de ebulição, ficam na base da torre, e os compostos com menores temperaturas de ebulição ficam no topo.
Para sabermos qual composto tem a maior ou menor temperatura de ebulição, temos que olhar a sua fórmula estrutural (o desenho) e ver a quantidade de ramificações, quanto maior o número de ramificações, menor a temperatura de ebulição. sendo assim:
↑ ramificações ↓ ebulição
logo:
↓ ebulição ↑ altura na torre
Nos alcanos as ramificações reduzem as interações intermoleculares e, consequentemente diminuem a temperatura de ebulição em relação aos compostos menos ou não ramificados.
Espero ter ajudado, bons estudos...