Química, perguntado por lilicandy1707, 1 ano atrás

(Ufla 2006) A seguir são dadas as configurações eletrônicas dos átomos A e B.

A: 1s2, 2s2 , 2p6, 3s2, 3p6, 4s2

B: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p5


O cátion, o ânion e o composto formado por A e B são, respectivamente:


a) A+ , B¯ , AB

b) B+ , A2– , B2A

c) B2+ , A¯, BA2

d) A2+ , B¯ , AB2

e) B2+ , A2– , AB

Soluções para a tarefa

Respondido por carollynysilva
17
sabemos que a camada de valência correspondem a todos os elétrons da última camada acessada.
No caso do átomo A, vemos que a configuração chega até 4s2, portanto há 2 elétrons na sua última camada. já o átomo B possui a configuração 3p2, 3p5, o que corresponde a 7 elétrons na sua camada de valência.
considerando que os átomos se estabilizam com 8 elétrons na sua última camada é muito mais fácil que o átomo A perca 2 elétrons e fique com os 8 elétrons de valência da camada 3, enquanto que o átomo B só precisa ganhar mais um elétron para se estabilizar, logo duas configurações são A+2 e B-.
Alternativa D!!
Respondido por Joaoluis007
0

Resposta:

D) A2+ , B¯ , AB2

Explicação:

você precisa responder a esta questão com base na regra do octeto: os átomos perdem ou ganham elétrons para ficarem com oito elétrons na sua última camada.

átomo A: ele perde os dois elétrons da camada 4, para ficar com a camada 3 completa com 8 elétrons, portanto ele se transforma no cátion A 2+ (bivalente).

átomo B: ele tem 7 elétrons na camada 3, portanto precisa receber 1 elétron para atingir o octeto: se transforma em ânion monovalente (B -).

Para montar a fórmula, coloque o cátion à frente do ânion. Depois inverta as cargas: a carga do cátion vira índice do ânion e a carga do ânion vira carga do cátion, conforme indicado na figura. Quando a carga é 1 ela não aparece na fórmula do composto iônico.

Perguntas interessantes