(UFJF-PISM) Leia a frase a seguir.
Por meio de tudo isso – pela divisão de trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes – formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina de tempo.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 297.
O relógio era um aparelho pouco utilizado até o século XVIII. O tempo era marcado pelos movimentos naturais e atividades agrícolas da maioria da população da Inglaterra. A partir da Revolução Industrial, o relógio passou a ser considerado o principal marcador do tempo nas sociedades capitalistas. Sobre a relação entre a marcação do tempo e o processo de industrialização na Europa, marque a resposta correta.
A)O relógio se tornou o principal objeto de troca comercial durante o processo de industrialização europeia.
B)O controle do tempo servia para ampliar as horas de lazer dos trabalhadores da indústria, garantindo melhor qualidade de vida.
C)A utilização do tempo do relógio passou a servir para controlar o trabalho e disciplinar os trabalhadores nas fábricas, garantindo maior produtividade.
D)A preocupação com o controle do tempo do relógio servia para a realização das tarefas na agricultura, de modo que a família pudesse trabalhar coletivamente.
E)O controle do tempo, por meio do relógio, não gerou benefício para o capitalismo industrial, uma vez que o trabalhador não podia ser disciplinado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A utilização do tempo do relógio passou a servir para controlar o trabalho e disciplinar os trabalhadores nas fábricas, garantindo maior produtividade.
Explicação:
O uso generalizado do relógio como instrumento de marcação temporal está vinculado às transformações sociais oriundas da Revolução Industrial e ao desenvolvimento de uma sociedade de capitalismo industrial. Como o trecho de Thompson permite observar, o relógio foi um dos mecanismos de “disciplinar o tempo”. O controle do tempo permitia aos industriais o controle do trabalho e do descanso dos trabalhadores das indústrias, o que ditou novos hábitos sociais e garantiu maior produtividade.
Resposta:
A utilização do tempo do relógio passou a servir para controlar o trabalho e disciplinar os trabalhadores nas fábricas, garantindo maior produtividade.
Explicação: