Biologia, perguntado por Tayzaiza9595, 1 ano atrás

(UFJF – MG) Espécies invasoras, introduzidas acidentalmente ou propositalmente como no caso do escargô, causam muitos danos, provocando prejuízos econômicos e ambientais. Em 1991, o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário da Ásia, chegou à América do Sul, provavelmente vindo de Hong Kong ou da Coreia por água de lastro de navios. Espalhou-se rapidamente e tornou-se uma espécie invasora, inclusive no Brasil, aonde chegou em 1998, e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. É correto afirmar que essa espécie invasora é capaz de:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
28
Olá, bom dia!

As alternativas para esta questão são:

A Alocar recursos suficientes para sua sobrevivência, sem afetar o bem estar de todas as espécies naquele habitat.

B Proliferar de forma controlada, sem ameaçar o equilíbrio dos ecossistemas, o qual ela vai ocupando e transformando em seu benefício.

C Instalar-se no novo habitat, sem qualquer perturbação dos ciclos físicos, químicos, biológicos e climáticos.

D Invadir determinadas áreas do globo, tendendo a enriquecer os ecossistemas, sem perda de biodiversidade.

Levar à extinção as espécies nativas, pois, ocupando o mesmo nicho ecológico, compete por alimento.


A alternativa correta compreende a letra e.

 Estas espécies invasores atuam estabelecendo uma relação ecológica negativa em relação às espécies nativas. Esta relação é a de competição, onde as espécies presentes num mesmo nicho competem pelos mesmos alimentos, gerando ausência destes para as espécies nativas, provocando diminuição da presença da mesma no meio ambiente.


Perguntas interessantes