Biologia, perguntado por Lucas07p4, 8 meses atrás

(UFJF-MG) Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que: *
10 pontos

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.

b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.

c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.

d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.

e) a embriogênese é uma evidência da evolução,
porque mostra que uma célula-ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.

Soluções para a tarefa

Respondido por williamvictor54
19

Resposta:

Letra C

Explicação:

Todas as demais alternativas tem erros (cavalo possui dedo) fósseis não são indicativos de animais menos especializados eles eram tão adaptados ao seu ambiente quanto os modernos. Embrio é desenvolvimento n evolução, a ausência de função do apêndice n é indicativo de evolução uma vez que o mesmo seguindo as regras n existiria.


Lucas07p4: Vlw
Respondido por glamarcunha
8

Resposta:

Letra B

Explicação:

A pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego, com seus dedos alongados compondo a asa, são evidências da evolução pois indicam que evoluíram  a partir de uma mesma estrutura presente no ancestral comum a esses dois animais.

São conhecidas como estruturas homólogas. Quando desempenham diferentes funções decorrentes de seleção de características mais adaptadas para cada animal, chama-se divergência evolutiva.

Perguntas interessantes