História, perguntado por analuizalimarossi614, 10 meses atrás

(UFJF) Leia com atenção o texto a seguir sobre o fim do período medieval.
... o final do milênio medieval costuma ser visto sob a forma de uma crise profunda e generalizada. Brutal, a mortalidade provocada pelo bacilo da peste espalha-se rápida e maciçamente. Os doentes sucumbem em alguns dias, sem remédio nem alívio possíveis. No dizer das testemunhas, toda organização social, até os laços familiares, foi violentamente perturbada por isso.
BASCHET, J. A civilização feudal: do ano mil à colonização da
América. São Paulo: Globo, 2006, p. 247-248. Adaptado.
Acerca da chamada “Crise do século XIV”, assinale a alternativa correta:

A

a expansão agrícola que precedeu a crise do século XIV foi realizada à custa de arroteamentos, o que contribuiu para minimizar o impacto ambiental e conter o processo inflacionário. 

B

a diminuição da produtividade levou a uma maior exploração da mão de obra camponesa. Nesse momento a teoria das três ordens foi responsável pela aceitação do aumento da tributação, evitando, assim, as revoltas camponesas.

C

os deslocamentos de camponeses que fugiam para as cidades ajudaram na eliminação da epidemia nas zonas rurais, já que a peste apenas atingia as populações mais pobres e desnutridas. 

D

tentando fazer frente à crise do século XIV, a Igreja transferiu sua sede de Roma para Avignon, na França. Essa medida contribuiu para manter a unidade da cristandade, a autonomia e o caráter universalista da Igreja. 

E

nesse contexto, a fome e as epidemias contribuíram para o processo de desintegração do feudalismo e o fortalecimento do poder dos reis, que aos poucos foram tomando para si a autoridade administrativa e militar até então em mãos senhoriais.

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorML22
60

Resposta:

E

Explicação:

O processo de desestruturação do feudalismo foi pautado pela ressignificação da cultura política fundada na religião católica, pelo florescimento das cidades comerciais e, de forma gradativa, pela estruturação de uma nova ordem de poder, baseada menos no discurso religioso e mais nas relações econômicas monetizadas. Para muitos especialistas, a peste contribuiu significativamente para o questionamento da ordem de poder exercida pela Igreja.

Respondido por pqsjk
11

Resposta: E ) nesse contexto, a fome e as epidemias contribuíram para o processo de desintegração do feudalismo e o fortalecimento do poder dos reis, que aos poucos foram tomando para si a autoridade administrativa e militar até então em mãos senhoriais.

Perguntas interessantes