(UFG) Leia as duas situações apresentadas a seguir. Situação 1 Uma pessoa, ao caminhar pela margem de um córrego, foi surpreendida pela picada de uma cobra peçonhenta. Essa pessoa foi imediatamente encaminhada ao hospital onde foram realizados, de modo correto, os procedimentos adequados ao seu socorro. Situação 2 Uma criança com seis meses de idade, saudável e com desenvolvimento dentro dos padrões esperados de crescimento, recebeu vacinas de acordo com o programa de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde. Nas duas situações, os indivíduos mencionados receberam cuidados imunobiológicos. Explique qual é o tipo de imunização adequada para cada situação. Como ela ocorre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
situação 1-soro
situação 2- vacina
A vacina tem a capacidade de prevenção de alguma doença. Ela e feita por meio de um vírus morto ou enfraquecido, que é injetado em nosso organismo com o auxílio de uma agulha, assim seu corpo inicia a produção de anti-corpos contra essa doença, e se formos expostos novamente a essa doença já estaríamos com uma resposta imunológica para ela.
Já o soro tem uma função momentânea, ele não tem o poder de prevenção, mas sim de cura. Sua produção é necessária a utilização de outro animal, geralmente feito em cavalos. Os responsáveis pela produção do soro injetam o veneno da cobra no cavalo (nesse caso estou dando o exemplo da produção de soro de cobras), e o próprio sistema imunológico do cavalo combate esse veneno, criando anti-corpos contra esse veneno. Posteriormente é coletado esse sangue e separado o plasma das hemácias, possibilitando a produção do soro.
Espero ter ajudado ;)