Biologia, perguntado por Lallysahh, 9 meses atrás

(UFG-GO) Leia o texto.

Saúde investiga quatro casos suspeitos em Goiás

Goianos que beberam caldo de cana em cidades do litoral de Santa Catarina-SC vão se submeter a exames para verificar se foram contaminados pelo mal de Chagas. A principal suspeita das autoridades de saúde é de que a contaminação pelo Trypanosoma cruzi (T. cruzi) tenha acontecido pela moagem do barbeiro (inseto hospedeiro do protozoário) juntamente com os caules da cana-de-açúcar para a produção de garapa. Nessa hipótese, teria acontecido nos casos confirmados em SC uma hiperinfecção, por causa da grande quantidade de parasitas lançados na circulação sanguínea juntamente com o caldo de cana.

O popular, Goiânia, 29 mar. 2005.

O texto relata uma forma diferente de contaminação do homem pelo T. cruzi. Explique:

a) Como ocorre a forma habitual de transmissão da doença de Chagas?

b) Dois fatores que vêm contribuindo para o aumento desses insetos transmissores da doença de Chagas na zona urbana.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaraguimarp6tsz2
34

Resposta:

a) A forma habitual de transmissão da doença de Chagas é a contaminação do local da picada do inseto hematófago barbeiro ou das mucosas pelas fezes do inseto eliminadas durante a sua refeição sanguínea, que contêm a forma infestante do protozoário.

b) O desmatamento, a substituição da mata original pela lavoura e o pastoreio excessivo. Observação: a banca examinadora aceitou ainda como respostas corretas: destruição do nicho ecológico do inseto pelo ser humano, uso indiscriminado de agrotóxicos e expansão urbana desordenada.

Explicação:

se o plurall falou ta falado

Perguntas interessantes