(UFG-GO) A meiose é um processo reducional no qual uma célula origina quatro gametas. Considerando um par cromossomos homólogos dessa célula, descreva o que ocorre com os gametas gerados a partir:
A) Da não disjunção nesse par de cromossomos somente na meiose I;
B) De uma não disjunção nesse par de cromossomos somente na meiose II.
Soluções para a tarefa
Quando ocorre o processo da meiose, o mesmo na mitose, pode ser que algumas distribuições seja incorretas, sendo um ou mais cromossomos. Esse tipo de acontecimento é chamado de disjunção cromossômico.
Para que o processo da meiose que resulta em quatro células ocorra, é necessário a existência de duas etapas, no qual são divididas em meiose I e meiose II. No processo da meiose I há algumas fases: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I e Telófase I. A Prófase I tem cinco etapas que são importantes, sendo: leptóteno, zigoteno, paquiteno, diplóteno e diacinese. Já na Metáfase I os cromossomos ficam agrupados na região do meio das células. Na Anáfase I os cromossomos são separados. E, por fim, na Telófase I o núcleo e a carioteca reaparecem e o citoplasmas se divide, formando duas células-filha.
Após isso, ocorre um intervalo conhecido como intercinese.
O processo da meiose II ocorre quando as duas células-filhas seguem as mesmas etapas do processo da meiose e tem os mesmos nomes. No fim, cada cromossomo que foi duplicado, sendo cada um de cada célula, dá origem a dois cromossomos simples, tendo como resultado quatro células-filhas haplóides.
Com isso, caso a disjunção aconteça na meiose I, algumas das células recebe dois cromossomos homólogos, onde não se separam.
E, caso ocorra disjunção na meiose II, ele recebe dois cromossomos-irmãos, no qual não se separam. Sendo assim, pode-se observar como é a formação dos gametas, se tem excesso ou falta de cromossomos.