(UFG GO/1998) O Brasil, muitas vezes, torna-se um campo de futebol, um país de torcedores, uma “pátria de chuteiras”, na concepção de Nelson Rodrigues. O amor pelo futebol desconhece classes sociais, credos ou raças. Filhos do samba e do futebol, os brasileiros criaram uma verdadeira cultura futebolística, projetando o país perante o mundo. Criamos mitos e símbolos, gênios e craques imortais: Pelé, o Rei; Garrincha, a alegria do povo; Leônidas, o Diamante Negro; Jairzinho, o furacão da Copa ... Brasil, o Tetra-campeão único, absoluto. Mas nem sempre o futebol alegre e fantástico dos brasileiros esteve em consonância com os rumos da política nacional. Em certas épocas, a alegria proporcionada pelas conquistas do futebol brasileiro contrastou com as tristezas e os horrores do momento político vivido.
Assim, pensando no processo político nacional e as quatro (4) copas que o Brasil conquistou,
a) Identifique, no intervalo entre as quatro copas (1958-94), duas mudanças que marcaram a estrutura política e social do país;
b) Responda: em qual das copas é perceptível o contraste entre a expectativa da conquista da copa e o “terror” relacionado a conjuntura política nacional? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1) À partir de 1964, a Ditadura Militar atuou como o regime no Brasil, após um golpe de estado, durando até 1985. O regime militar fortaleceu poder central, principalmente o poder do Executivo, além disso, quase não existia a liberdade de expressão.
A partir do fim do regime militar, surge uma nova fase do governo do país, contando eleições diretas. Nesta época houveram mudanças como a formação do Mercosul e a promulgação de uma nova constituição.
2) Durante a copa de 2014, na qual os gastos com o evento em detrimento de aspectos mais importantes para o país foram duramente criticados.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás