(UFF-RJ) Recentemente, o PAM (Programa Alimentar Mundial) efetuou Lançamentos aéreos de 87t de alimentos (sem uso de paraquedas) na localidade de luvemba, em Angola. Os produtos foram ensacados e amarrados sobre placas de madeira para resistirem ao impacto da queda. A figura ilustra o instante em que um desses pacotes é abandonado do avião. Para um observador em repouso na terra, o diagrama que melhor representa a trajetória do pacote depois de abandonado é:
Soluções para a tarefa
O diagrama que melhor representa a trajetória do pacote depois de abandonado é o V.
Nesse caso, podemos considerar o movimento dos pacotes como lançamentos horizontais, já que eles deixam o avião com uma velocidade horizontal de mesmo valor e sentido da velocidade do avião.
Conforme o corpo começa a cair a sua velocidade no eixo vertical começa a aumentar, em função da aceleração da gravidade.
Temos então a composição de dois vetores velocidade - um vetor horizontal e um vetor vertical. A velocidade resultante desses dois vetores fará com que a trajetoria da embalagem seja semelhante a uma parábola.
O diagrama que melhor representa essa trajetória é o de número V.
Resposta:
V
Explicação:
Esse fato curioso é explicado pela primeira Lei de Newton, que fala que um corpo em movimento retilíneo e uniforme tendo a permanecer em movimento retilíneo e uniforme até que uma força aja sobre ele.
Inicialmente, temos o avião voando com os alimentos a bordo, estando todos com a mesma velocidade horizontal uniforme. Como na teoria não temos a resistência do ar, nem nenhuma força agindo contra o deslocamento horizontal dos pacotes de alimentos, quando eles são soltos, um a um, eles deverão continuar seu movimento horizontal com velocidade constante igual a sua velocidade inicial, que é a mesma velocidade do avião e, portanto, eles estarão acompanhando o avião no mesmo sentido do seu movimento.
Dessa forma, todos os pacotes continuarão se movimentando no mesmo sentido do avião, com a mesma velocidade horizontal inicial que possuíam antes de serem soltos, só variando a altura em que eles se encontram, de acordo com o tempo que estão no ar. Portanto, a trajetória dos pacotes é dada por uma parábola e o movimento se assemelha a um lançamento horizontal feito no mesmo sentido do movimento do avião.