(UFF-RJ) O processo de formação do Estado moderno na França, entre os séculos XVI e XVIII, caracterizou-se pela centralização do poder real e a consequente submissão dos nobres ao monarca absoluto. O novo quadro político-social resultante da centralização expressa-se pela:
a) confirmação dos antigos direitos senhoriais sobre os camponeses, o que deixava intocadas as relações de suserania e vassalagem.
b) manutenção dos privilégios aristocráticos, base sobre a qual assentava-se a diferenciação e hierarquização sociais reproduzidas pelas práticas da chamada lógica do "prestígio".
c) proibição da venda de cargos públicos e títulos da nobreza à burguesia, o que impedia a mobilidade social e a expansão de valores associados à economia monetária.
d) separação entre Igreja e Estado, restringindo a importância da hierarquia eclesiástica nos assuntos políticos e eliminando as disputas entre a aristocracia leiga e a eclesiástica.
e) concessão de pensões e auxílios financeiros a todos os nobres, buscando, desta maneira, diminuir as diferenças de riqueza entre esta parcela da sociedade e a burguesia mercantil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Alternativa D.
O estado moderno pode ser observado como um conjunto de atividades dos veículos de interação social com o indivíduo, a partir da separação entre a igreja e a política, dos quais podemos destacar:
A expansão política,social, cultural e econômica, atualmente, as mídias digitais, o consumo e a pluralidade cultural.
A modernidade, trouxe consigo o crescimento da economia e com isso a observação de questões que a pós modernidade difundiu, como a mudança do mercado de trabalho, os avanços iniciais tecnológicos e o crescimento da urbanização.
Respondido por
0
Resposta:
letra d
Explicação:
confia
Perguntas interessantes