(UFF-RJ) Com espetacular solenidade, em 21 de abril de 1960, foi inaugurada Brasília, a nova capital do país, que se tornaria símbolo de toda uma era de modernidade e progresso. Assinale a opção que apresenta um comentário que, de fato, corresponde ao momento histórico focalizado.
Soluções para a tarefa
Eis o restante da questão:
A - O "exército" de trabalhadores responsável pela construção da nova capital teve como principal característica o fato de ser, majoritariamente, integrado por migrantes do sudeste, que recebiam o maior salário mínimo do Brasil.
B - A construção de Brasília atuou como elemento de impulsão do parque industrial e do capitalismo no Brasil, não só ao gerar a expansão da malha rodoviária, beneficiando as montadoras estrangeiras de automóveis, mas também, ao ampliar a demanda por cimento, aço e energia no país.
C - Do ponto de vista arquitetônico e paisagístico, a solução urbanística adotada para Brasília remetia, simbolicamente, ao sinal da cruz, numa referência explícita ao profundo catolicismo dos primeiros candangos que construíram a cidade.
D - A opção de JK pela interiorização da capital representou a conciliação, no país, entre o "velho" e o "novo", já que beneficiava os tradicionais coronéis nordestinos e a juventude estudantil brasileira.
E - A construção de Brasília deslocou expressivos contingentes populacionais para o Planalto Central, sobretudo os sem-terra e sem-teto do centro-oeste brasileiro.
A alternativa A é falsa, pois os trabalhadores imigrantes que construíram Brasília, que eram chamados pejorativamente de "candangos" recebiam salários baixos, viviam sob comando estrito das forças de segurança federais e eram, em sua maioria, vindos das regiões Norte e Nordeste.
A alternativa B é verdadeira, pois Brasília foi uma grande obra e, como toda grande obra, movimentou a economia, gerando diversas oportunidades para os capitalistas brasileiros e fortalecendo o sistema ao fortalecer a posição social de seus maiores beneficiados e defensores.
A alternativa C é falsa, pois Brasília foi projetada em formato de avião, um símbolo do progressismo modernista.
A alternativa D é falsa, pois a opção de JK por Brasília se deu por outras razões que não uma conciliação entre coronéis e estudantes.
A alternativa E é falsa, pois não havia, na época, pessoas sem-teto na região, e os sem-terra que lá estavam já eram habitantes da própria região, não tendo sido deslocados para lá por causa das obras.