Biologia, perguntado por vitortambori, 1 ano atrás

(UFF) Ao pesquisar a função dos nucléolos, realizaram-se experiências com uma linhagem mutante do anfíbio Xenopus. Verificou-se que cruzamentos de indivíduos dessa linhagem produziam prole com alta frequência de morte – os embriões se desenvolviam normalmente e, pouco depois da eclosão, os girinos morriam. Estudos citológicos mostraram que os núcleos dos embriões ou não apresentavam nucléolos, ou apresentavam nucléolos anormais. Conclui-se que a primeira atividade celular afetada nesses embriões foi:

a) O processamento do RNA mensageiro.

b) A produção de RNA mensageiro.

c) A produção de histona.

d) A produção de ribossomos.

e) A produção de RNA polimerase.

Gabarito: d)

OBS: Gostaria de uma explicação para a resposta, não consegui fazer a relação.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeh
43
O nucleolo é responsável pela produção de ribossomos devido ao RNAm em sua função citológica, e os ribossomos por sua vez são indispensáveis para a produção de proteínas necessária para o funcionamento intracelular.

vitortambori: Obrigado, tinha bugado aqui. Valeu!
felipeh: hehehe normal man... É nozes!!
Respondido por tamyresdejesus
71

A primeira atividade celular afetada nesses embriões foi a produção de ribossomos, visto que o nucléolo está associado à produção destes.

O nucléolo é uma organela celular que não possui membrana delimitadora, mas está localizado dentro do núcleo, compondo-o e sendo responsável pela produção de RNA ribossômico.  É sabido que quanto maior for o nucléolo, maior será a produção de proteínas, visto que os RNA ribossômico está intimamente atrelado à produção desta molécula.

Perguntas interessantes