(UFF 2010)Vinhos resinados eram produzidos desde a Antiguidade até a Idade Média. Estudos de textos antigos descrevem a utilização de remédios, preparados através de processo de maceração, infusão ou decocção em mel, leite, óleo, água e bebidas alcoólicas, sendo as mais comuns vinho e cerveja. Pela análise química de resíduos de jarros de vinho, recentes estudos sugerem a presença de ervas em “prescrições médicas”. Essas conclusões se baseiam nas substâncias já identificadas, como as mostradas abaixo, e nos estudos de textos antigos.Segundo as estruturas apresentadas, conclui-se que:A) a substância denominada reteno é a mais ácida de todas.B) existe apenas uma substância com anel aromático.C) as cadeias apresentadas são somente alifáticas.D) todas as substâncias têm carbono quiral presente em sua estrutura química.E) em pelo menos uma, podem-se encontrar as funções orgânicas ácido carboxílico e cetona.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Olá,
As estruturas pertencentes aos resíduos encontrados nos jarros e que constam nas imagens são, respectivamente, o ácido arbiético, ácido desidroabiético, ácido 7-oxodeidroabiético, ácidotartânico e reteno.
Essas substâncias são pertencentes aos vinhos resinados, produzidos durante a antiguidade clássica até a idade média, usados para o consumo em festas, jantares e até mesmo como medicamentos. Com base nas estruturas apresentadas, foi possível verificar as funções orgânicas cetona e também o ácido carboxílico
Por isso é correta a Alternativa E.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás