Geografia, perguntado por josuesena5841, 1 ano atrás

(UFF 2008)“Os fatores de conservação transformaram o semi-árido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antonio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).Com base no trecho acima, é possível concluir que:A) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultaram no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;B) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;C) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;D) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;E) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
446

Olá,

O fenômeno da migração dos nordestinos não se deve exclusivamente a ocorrência das secas, mas também a impossibilidade de acesso a terra, visto que ela já pertencia aos coronéis latifundiários, não havendo muitas possibilidades de crescimento financeiro para a população.

Nesse sentido, percebemos que o sistema de dominação baseado na propriedade da terra fez com que os cidadãos nordestinos fossem marginalizados da sociedade, ou seja, excluídos.

Letra E.

Espero ter ajudado!

Respondido por C4SLU
198

Resposta: A grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Explicação: Confia na call

Perguntas interessantes