Química, perguntado por djenifer9713, 1 ano atrás

(UFF 2008)A adrenalina é uma substância produzida no organismo humano capaz de afetar o batimento cardíaco, a metabolização e a respiração. Muitas substâncias preparadas em laboratório têm estruturas semelhantes à adrenalina e em muitos casos são usadas indevidamente como estimulantes para a prática de esportes e para causar um estado de euforia no usuário de drogas em festas raves. A DOPA é uma substância intermediária na biossíntese da adrenalina. Observe a estrutura da DOPA. Assinale a opção correta.A) Identifica-se entre outras as funções fenol e amina.B) Existem, entre outros, três átomos de carbono assimétrico (carbono quiral).C) Verifica-se a existência de cadeia carbônica alifática insaturada.D) Existem dois isômeros geométricos para a DOPA.E) Verifica-se a existência de três átomos de carbono primário e de dois átomos de carbono secundário.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
12

Olá,

A epinefrina, hormônio popularmente conhecido como adrenalina, é um tipo de hormônio considerado simpaticomimético e neurotransmissor, produzido em momentos de tensão em que o organismo sente a necessidade de realizar grandes ações físicas. Sua fórmula molecular é C9H13NO3.

Já a DOPA é uma substância obtida através da biossíntese da epinefrina, Ao analisarmos sua estrutura na imagem apresentada, podemos notar que suas funções orgânicas são a amina e o fenol.

Por isso é correta a Alternativa A.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes