(Uff 2005) O quadro apresentado ilustra o perfil das maiores indústrias existentes no Brasil durante a década de 1990 no tocante ao tipo de propriedade. Ele engloba o período correspondente ao governo dos presidentes Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Tomando por referência os anos de 1990 e 1998, duas marcantes alterações se destacam na observação dos números. Com base no quadro e na afirmativa:
a) mencione as duas transformações marcantes ocorridas na estrutura de propriedade das maiores empresas industriais entre os anos indicados.
b) analise o significado econômico-social de ambas as transformações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O candidato deverá mencionar o significativo aumento da participação da empresas estrangeiras no parque industrial brasileiro (que passaram de 27,0 para 34,0 entre 1990 e 1998) ou, ainda, refere-se a esse aumento como um processo de desnacionalização da indústria brasileira, com a crescente participação do capital estrangeiro, tanto em empresas isoladas, quanto em propriedade compartilhada com o capital nacional - estatal e privado - já que essas últimas passaram de 5,0 em 1990 para 23,0 em 1998. Deverá, ainda, mencionar como transformação marcante, a redução do número de empresas estatais ou de capital estatal ou de propriedade estatal na estrutura industrial brasileira, tendo caído de 38 (em 1990) para 12 (em 1998) o que ilustra a participação do Estado brasileiro na manutenção do desenvolvimento industrial do país.
b) O candidato deverá analisar o significado econômico-social dessas transformações, apontando para o fato de que nos anos 1990 operou-se, no país, o aprofundamento da desnacionalização da estrutura industrial brasileira ou da economia brasileira, mensurado pelo crescimento da participação do capital estrangeiro no parque industrial brasileiro, seja pelo aumento do número de empresas estrangeiras entre as 100 maiores aqui existentes, seja pelo aumento daquelas associadas a empresas nacionais, públicas ou privadas.