Geografia, perguntado por biancanascimento15, 9 meses atrás



(Ufes) "Nos anos oitenta do século passado, em plena Guerra Fria, após a queda de um avião no
mar, um grupo de cadetes militares americanos se vê isolado em uma ilha deserta. Percebendo que as
chances de resgate são minimas, os jovens se aproximam pelo medo e desespero. A medida
tomando conta da ilha, a competição pelo poder começa a dividi-los em dois grupos. Ralph lidera um
grupo e prega a engenhosidade civilizada e cooperação, mas Jack não quer saber de nada disso e cons-
trói uma facção de caçadores impiedosos. Essa poderosa mudança de consciência transforma garotos
normais em assassinos primitivos, iniciando uma batalha devastadora do bem contra o mal e trazendo
à baila a perturbadora metáfora do selvagem que há dentro de todos nós."

Explique o que foi a Guerra Fria.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por heiler20
21

Resposta:

Tudo começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, que culminou com a derrota da Alemanha e de seus aliados e a vitória do eixo que incluía a Rússia e os Estados Unidos da América.

Os EUA lucraram muito com a guerra e, assim, se tornaram uma grande potência econômica, ainda mais forte do que eram antes do ocorrido. Já a Rússia (então chamada de União Soviética graças à sua aglutinação com nações vizinhas), que teve o território poupado da grande destruição da guerra, despontou como uma importante área de influência na Europa.

O marco inicial desse conflito foi a Doutrina Truman, que buscava isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência a nível global. O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.

Como resposta, a URSS criou suas próprias medidas para driblar as situações impostas pelos norte-americanos. Entre elas, podemos citar o Comecon (uma ajuda aos países socialistas, parecida com o Plano Marshall) e o Kuominform, a união de todos os partidos comunistas europeus.

A Guerra Fria também foi marcada pelo desenvolvimento de blocos e alianças econômicas e militares. Na maioria dos casos, isso foi feito por parte dos Estados Unidos, em uma tentativa de frear a expansão do socialismo no planeta. O bloco mais importante do período é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.

Após a década de 60, ocorreu um apaziguamento nas tensões entre os blocos, que foi apenas rapidamente interrompida por eventos como a Crise dos Mísseis. No âmbito interno, no entanto, as coisas não iam muito bem para nenhuma das nações líderes, especialmente para a Rússia, que enfrentava sérios problemas com países que buscavam se emancipar de seu domínio.

Os gastos militares excessivos e problemas econômicos começaram a dar indícios de que o bloco socialista não duraria por muitos anos mais. Por isso, um novo líder do bloco começou a implementar uma série de reformas de transição, buscando realocar a URSS no âmbito internacional e reaproximar as relações com os EUA. Assim, em 1991, a Guerra Fria chega ao fim.

Explicação:


biancanascimento15: obrigada
Perguntas interessantes