Biologia, perguntado por camilamiyasaki, 11 meses atrás

(UFES) CARANGUEJO LETÁRGICO
Em maio de 2006, foi realizado, na Serra (ES), evento nacional dos catadores de caranguejo. Essa categoria de trabalhadores expressou suas preocupações em relação à disseminação da Doença do Caranguejo Letárgico, que já se manifestou nos manguezais do Espírito Santo.
(Carta de Carapebus. Documento do I Encontro Nacional e 3º Encontro Estadual de Catadores de Caranguejo. Serra (ES), 24 de maio de 2006.)

Sobre a relação entre a sociedade e o ecossistema manguezal, É INCORRETO afirmar que:

a) a pressão da urbanização e a necessidade de conquistar áreas para a construção civil têm produzido impactos nos manguezais, tais como aterros e lançamento de esgoto "in natura", prejudicando as populações que deles dependem.
b) a cata de caranguejo, nas cidades e próximo a áreas urbanas, caracteriza-se por ser predatória, já que se constitui numa alternativa de sobrevivência para as populações desempregadas.
c) os trabalhadores tradicionais da cata do caranguejo são agentes importantes para a manutenção do ecossistema manguezal, já que respeitam os ciclos biológicos das espécies.
d) a proibição da caça do caranguejo, visando ao repovoamento do mangue pelos indivíduos sãos, aumenta os índices de pobreza e miséria nas cidades, causando grande impacto na vida dos catadores, que ficam sem acesso ao seu meio de trabalho.
e) os manguezais, além de receber impactos de áreas urbanas, sofrem influência das áreas rurais na montante, particularmente quando há uso intenso de agrotóxicos.

O gabarito é a letra b, alguém pode me explicar por que a "c" está incorreta?

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
3
Bom dia Camila!

A verdade é que todas estão corretas, com exceção da letra d).

A questão pede a solução com relação à incorreta e não a correta.

d) a proibição da caça do caranguejo, visando ao repovoamento do mangue pelos indivíduos sãos, aumenta os índices de pobreza e miséria nas cidades, causando grande impacto na vida dos catadores, que ficam sem acesso ao seu meio de trabalho.

A proibição da caça não aumenta os índices de pobreza, uma vez que é apenas pela proibição para repovoamente que os caranguejos continuam se reproduzindo em número suficiente para os perídos de caça. Sem o tempo de "descans", a população se reduziria de forma que não haveriam mais formas de o catador se sustentar. Aí sim, agora, gerando pobreza.

Abraços!
Perguntas interessantes