Biologia, perguntado por dheniferassissantos, 11 meses atrás

(Ufes) A partir da década dos 1970, as moléculas
de ácidos nucleicos da célula passaram a ser
exploradas através da utilização de novas me-
todologias, conhecidas como tecnologia do DNA
recombinante.
Por meio dessa tecnologia, a medicina e a in-
dústria ganharam alternativas eficientes para
a produção, em grande escala, de determinadas
proteínas, que antes eram disponíveis em quan-
tidades extremamente reduzidas.
a) Qual é a função das endonucleases de restri-
ção e a das ligases na aplicação da tecnologia
anteriormente citada?
b) Explique como a tecnologia do DNA recombi-
nante participa no processo de produção de
organismos transgênicos.
c) Cite dois produtos, utilizados pelo homem, que
foram obtidos a partir da aplicação da tecnolo-
gia do DNA recombinante.​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiasouza55
66

Resposta:

a) Endonucleases de restrição são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. Ligases permitem a associação dos trechos cortados a outro segmento de DNA que será utilizado como vetor.

b) A tecnologia do DNA recombinante permite a inserção de genes (DNA) em organismos de espécies diferentes. Os organismos que recebem o DNA recombinante são chamados transgênicos.

c) Insulina, e antibióticos são exemplos de substâncias produzidas pela tecnologia do DNA recombinante.

Explicação:

Respondido por jssborba
0

Na tecnologia de DNA recombinante, as endonucleases atuam cortando as fitas de DNA em locais específicos, enquanto as ligases unem duas ou mais fitas (a). Essa tecnologia é usada na produção de transgênicos por permitir a criação de híbridos contendo características de duas ou mais variedades (b). Alguns produtos criados com essa tecnologia incluem a insulina e a vacina contra a Hepatite B (c).

Para entender melhor, vamos descrever como funciona esta tecnologia.

Como funciona a técnica de DNA recombinante?

A tecnologia de DNA recombinante envolve dois processos principais: 1) cortar fitas de DNA que contenham genes de interesse, e 2) unir essas fitas de DNA a outra fita.

A primeira etapa, de corte da fita para isolar o gene, é feita por enzimas chamadas endonucleases. Para que o corte aconteça, são usados marcadores que reconhecem a sequência de bases nitrogenadas nas regiões adjacentes ao gene em questão.

Já o processo de unir uma fita à outra é feito pelas ligases. A fita cortada poderá ser incorporada ao DNA plasmídico de uma bactéria, sendo posteriormente integrado ao genoma bacteriano para que o gene seja replicado, produzindo a proteína de interesse.

É importante ter em mente que, para que um novo trecho de DNA seja incorporado ao DNA do plasmídio, esse DNA também precisa ser cortado pelas endonucleases, gerando extremidades livres onde a nova fita poderá ser inserida.

Como o DNA recombinante se relaciona aos transgênicos?

A produção de transgênicos envolve a incorporação de novos genes ao genoma de um determinado ser vivo, podendo ser uma planta, um fungo ou um animal, por exemplo. Essa incorporação é feita através da tecnologia de DNA recombinante explicada anteriormente.

Essa incorporação é feita para dar àquele ser vivo uma nova característica de interesse. No caso das plantas, por exemplo, a tecnologia de DNA recombinante permite gerar variedades mais resistentes a pragas agrícolas ou com maior produtividade, por exemplo.

Produtos obtidos pela tecnologia de DNA recombinante

Através da tecnologia de DNA recombinante, conseguimos alcançar a produção em larga escala de compostos importantes, como é o caso da insulina e da vacina contra a Hepatite B.

Nesse caso, o gene que sintetiza o composto é isolado e incorporado ao DNA bacteriano. As bactérias são então transferidas para meios de cultura, onde produzem a proteína que aquele gene codifica, que pode então ser extraída isolada.

Para saber mais sobre engenharia genética e transgênicos, confira:

https://brainly.com.br/tarefa/14636952

https://brainly.com.br/tarefa/12855490

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes