(UFES)
3ª SÉRIE Ensino Médio - PDF Download grátis
Terremoto no Japão
Data da ocorrência; 10 de março de 2011
Magnitude;8,9 graus na escala Richter
Número de mortos; 13 mil
IDH*;0,884(muito elevado)
*O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é formado por dados sobre esperança de vida ao nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida. Varia de 0 a 1.
Explique
a) a semelhança na causa da ocorrência de terremotos, nos dois países;
b) a diferença no impacto social em consequência dos terremotos, entre os dois países, considerando suas situações socioeconômicas.
Soluções para a tarefa
a) Ambos os países citados situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.
b) O Japão apresenta níveis econômicos, tecnológicos e educacionais elevados e possui mecanismos de prevenção e minimização de danos causados pela instabilidade física da área que ocupa. O Haiti, ao contrário, é um país social e economicamente fragilizado, com elevados índices de pobreza e baixos índices educacionais, sem condições de investir em prevenção e minimização dos efeitos de catástrofes naturais. Isso explica porque o abalo sísmico no Japão, mesmo tendo sido de maior magnitude, teve um número de vítimas muito menor que o do ocorrido no Haiti.
Resposta:
A) Os dois países estão localizados em áreas de encontro de placas tectônicas, onde os abalos sísmicos são comuns.
B) O Haiti é um dos países mais pobres do mundo, não tendo condições para investir em infraestrutura para minimizar os impactos
dos abalos sísmicos; assim, mesmo tendo um terremoto com magnitude menor que o do Japão, seus impactos sociais foram
maiores. Por sua vez, o Japão é um país com grande desenvolvimento tecnológico e investe em infraestrutura
(engenharia antissísmica) para minimizar os danos causados pelos abalos sísmicos; por esse motivo, mesmo tendo sofrido um
terremoto mais forte que o registrado no Haiti, o número de vítimas foi menor.
espero ter ajudado! :)