Geografia, perguntado por wallaph13osuda7, 10 meses atrás

(UFCG PB) O Brasil tem uma rica diversidade cultural que não se manifesta só pelos aspectos físicos e/ou econômicos. Há muito mais, contida nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Essa diversidade, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade se manifesta nos lugares, na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades. (CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z.(orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Adaptado). Com base no texto acima, relacione os complexos regionais - Amazônia, Centro-Sul e Nordeste - às músicas que mais se aproximam de suas narrativas e representações identitárias. (1) Amazônia (2) Centro-Sul (3) Nordeste ( ) É nessa dança que meu boi balança E o povão de fora vem pra cá brincar As barrancas de terras caídas Faz barrento o nosso rio-mar As barrancas de terras caídas Faz barrento o nosso rio-mar (...) Fez o céu, a mata e a terra Uniu os caboclos construiu o amor ... (Tic, tic, tac - Banda Carrapicho) ( ) Olha os patricio, veja bem quem se ferra Pelo amor, já num basta a miséria? Migalha é anistia, doação pra familia Alimento hoje e a morte no outro dia Os coxinhas cada veiz mais violentos De segunda a segunda, os dias são sangrentos A mãe acende vela, reza, faz promessa O pai é mais frio, vive em estado de alerta Mas vc num se interessa, jão Pra onde vai, já foram uma pá de irmão ... (Jão – Dmn) ( ) Somos a porta do Sol Deste país tropical Somos a mata verde, a esperança somos o Sol do extremo oriental. (Porta do Sol – Renata Arruda) ( ) E a menina que um dia por acaso veio me dizer Que não gostava de meninos tão largados Que tocam reggae e MPB Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto Central E das pessoas que fazem do Cerrado O habitat quase ideal... (Presente de um beija-flor - Banda Natiruts) ( ) Meu peito também é sertão Em seca e solidão sob o seu braseiro Espera o verde, a beleza, Nova correnteza em chuvas de janeiro. (Arrebol – Socorro Lira) ( ) Naquele estradão deserto, Uma boiada descia Pras bandas do Araguaia Pra fazer a travessia. O capataz era um velho De muita sabedoria, As ordens eram severas E a pionada obedecia. (Travessia do Araguaia – Almir Sáter) A seqüência CORRETA é: a) 1, 2, 3, 2, 2 e 3. b) 3, 1, 2, 2, 3 e 1. c) 2, 3, 3, 2, 1 e 1. d) 1, 2, 3, 2, 3 e 1. e) 3, 2, 2, 3, 2 e 1.

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
25

Alternativa D.


(1) >> A música faz referência à festa de bumba-meu-boi (" É nessa dança que meu boi balança"), típica da Amazônia. Também se refere ao encontro dos rios Negro e Solimões, cujas águas são barrentas, fazendo o encontro lembrar um rio encontrando o mar ("As barrancas de terras caídas / Faz barrento o nosso rio-mar")


(2) >> A música faz referência à violência urbana. As expressões "patricio" e "coxinhas" são termos políticos que se popularizaram nos estados da região Sul.


(3) >> O verso " somos o Sol do extremo oriental" evidencia a região Nordeste, localizada no extremo leste do Brasil.


(2) >> O Planalto Central fica em Brasília, localizada na região central do país. E o Cerrado é a vegetação típica dessa região, marcada pelo clima seco.


(3) >> A caracterização de um ambiente seco e de expectativa de chuva ajudam a identificar a referência à região Nordeste.


(1) >> O rio Araguaia fica localizado entre os estados da região Norte, na Amazônia.

Perguntas interessantes