UFCG – PB) A estada de dom João no Rio de Janeiro viria a deflagrar duas ordens de transformações. A primeira, o reordenamento político-jurídico do país, e outra intrinsecamente ligada a ela: a dos resultados do encontro de duas configurações sociais distintas, a sociedade de corte portuguesa migrada com a família real e a sociedade fluminense que a recebeu.
(Adaptado de: MALERBA, Jurandir. A corte no exílio. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 21.)
O encontro de “dois mundos”, resultante da Transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, possibilitou uma nova dinâmica territorial brasileira, favorecendo a construção de novas identidades e sensibilidades na colônia.
A partir da citação acima e dos seus conhecimentos sobre a temática, é certo afirmar que essas novas identidades de Brasil foram gestadas pela:
I. Mudança de costumes e da vinda de novos personagens estrangeiros, a exemplo de boticários, livreiros e relojoeiros que alteraram as práticas de consumo na Corte.
II. Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, favorecendo o desenvolvimento dos saberes sobre a botânica e a busca por plantas possuidoras de propriedades medicinais.
III. Recepção de modas e práticas culturais por muitas famílias brasileiras, aderindo a estilos europeus de se vestir e de se comportar.
IV. Reorganização político-jurídica, com a criação das Faculdades de Direito de Olinda e do Rio de Janeiro, em 1808, formando um amplo público consumidor de instrução básica e de boas maneiras.
V. Criação do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Monte de Socorro da Corte, possibilitando o intercâmbio político e econômico com países da Europa e da Bacia do Prata.
Estão corretas:
A
I, II e V.
B
II, III e IV.
C
III, IV e V.
D
I, II e III.
E
II, III e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Letra D.
I,II e III.
Foram essas novas identidades de Brasil que foram gestadas.
Perguntas interessantes