UFC) Os frutos são órgãos vegetais que se desenvolvem a partir dos ovários, após a fecundação de seus óvulos. Entretanto, pode ocorrer a formação do fruto sem que tenha ocorrido fecundação. Como exemplo, temos: * 1 ponto a banana. o abacate. o caju. a acerola. a manga. 2. (UFG) Um estudante observou no microscópio o corte histológico de um órgão vegetal, o qual revelou os seguintes tecidos e estruturas: epiderme com cutícula e estômatos; células parenquimáticas com cloroplastos; tecido condutor constituído por xilema e floema. Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é: * 1 ponto um estipe. um tubérculo. um bulbo. um tronco. uma folha.
Soluções para a tarefa
(UFC): Alternativa “a”. A banana é um fruto partenocárpico que se desenvolve sem a fecundação e, consequentemente, não possui sementes.
(UFG): Alternativa “e”. A característica que permite afirmar que a estrutura em questão é uma folha é a presença de parênquima clorofiliano, uma vez que a epiderme com cutícula e estômatos não é exclusividade das folhas, sendo encontrada também em caules. Além disso, os tecidos vasculares ocorrem em todos os órgãos.
Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é: Alternativa e) Uma folha.
As folhas são os órgãos da planta especializados em captar a energia da luz por meio da fotossíntese. Normalmente consistem em uma área plana, a lâmina, e um pecíolo, que une a lâmina ao caule.
Uma folha típica consiste em uma parte laminar, a lâmina, presa ao galho por uma parte estreita, com a aparência de um caule, denominado pecíolo.
O limbo aparece atravessado por tubos ou dutos, os nervos, que desempenham uma função de suporte condutor e mecânico.