(UFC-Adaptada) Leia com atenção a citação seguinte: "A celebração dos 500 anos do Brasil fortalecerá a ideia da pretensa obra colonizadora luso-tropical e permitirá que as elites nacionais reforcem os laços simbólicos com os dominadores do passado. Sobretudo, levará a que nosso povo, ao olhar-se no espelho da história, veja refletida apenas a falsa imagem de uma nação construída por brancos e ricos, para brancos e ricos. (MAESTRI, Mário. "500 Anos: faltam velinhas no bolo. reproduzido em MENEZES, Diatahy B. de. "Brasil 500 anos: há o que festejar?", O Povo, 30 maio 1999.) Sobre a campanha de comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, é correto afirmar que: A é um empreendimento comercial que pretende gerar um fervoroso nacionalismo, questionando o caráter pacífico da colonização e ressaltando a chegada dos portugueses como uma invasão. B a chegada dos portugueses é resgatada como o início de um processo civilizatório que foi, aos poucos, incorporando pacificamente elementos da cultura africana. C as contribuições de indígenas e africanos são mostradas como a mais fortes heranças culturais da colonização D
a campanha ressalta os aspectos de etnocídio e
escravidão que marcaram a colonização
portuguesa no Brasil, derrubando os mitos a
respeito de uma democracia racial nos trópicos.
E
a campanha realça o etnocentrismo europeu,
pois exalta o papel dos portugueses na direção e
organização da colonização brasileira, omitindo
ou relegando a posições subalternas
Soluções para a tarefa
A chegada dos portugueses no Brasil representa a campanha realça o etnocentrismo europeu, pois exalta o papel dos portugueses na direção e organização da colonização brasileira, omitindo ou relegando a posições subalternas, letra E)
Chegada dos portugueses no Brasil
Muitos autores afirmam que a história do Brasil possui cerca de 500 anos, porém isso é um conceito eurocêntrico, tendo em vista que parte do pressuposto que apenas os navios de Cabral fizeram parte do processo histórico de exploração de terras brasileiras.
No momento em que os primeiros portugueses atracaram aqui, eles encontram pessoas nativas, algumas estimativas ressaltam que naquela época existiam algo em torno de 3 milhões de ameríndios em terras brasileiras.
Com isso, os europeus, vistos como conquistadores, batizaram os nativos como índios considerando que apenas eles tivessem pisado no Brasil, dando início no processo histórico.
Saiba mais sobre a colonização do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/537216
Bons estudos!