(UFC - adaptada) Ao mesmo tempo em que se desenvolvia, em Portugal, uma política de reforma do absolutismo, surgiram conspirações na Colônia. Elas estavam ligadas às novas ideias e a acontecimentos ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, mas também à realidade local. A ideia de uma nação brasileira foi se definindo à medida que setores da sociedade da Colônia passaram a ter interesses distintos dos da Metrópole ou a identificar nela a fonte de seus problemas. Uma dessas conspirações foi a Inconfidência Mineira. Com relação ao grupo que organizou esse movimento, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. era um grupo homogêneo de intelectuais, inspirados no Iluminismo e no liberalismo da Revolução Francesa.
b. eram todos jovens, filhos da elite colonial, que tinham ido estudar na Europa.
c. era heterogêneo, de origem social variada, com ideias diferentes sobre as transformações sociais que o movimento deveria provocar.
d. teve forte presença de homens pobres, livres, libertos e escravos e, por isso, o fim da escravidão era um de seus principais objetivos.
e. era um pequeno grupo de mineradores, preocupados unicamente em não pagar mais impostos à Metrópole, pois a extração do ouro havia diminuído e a Coroa continuava a cobrar o quinto.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar cada alternativa por vez para, ao final, indicar a resposta correta da questão:
a) Falsa. A Inconfidência Mineira não era formada unicamente por intelectuais. Basta lembrar de Tiradentes, que era apenas um alferes do Exército, além de um dentista.
b) Falsa. A Inconfidência Mineira não era um grupo homogêneo sob nenhum aspecto. Para usar novamente o exemplo de Tiradentes: ele nunca estudara fora do Brasil.
c) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.
d) Falsa. Trata-se de um cenário que se verificou anos depois na Conjuração Baiana.
e) Falsa. Quem estava preocupado em relação aos impostos eram os homens ricos que faziam parte da Inconfidência Mineira.
Como a única alternativa verdadeira é a c, trata-se da resposta correta da questão.
Resposta:
Letra C
Explicação:
c. era heterogêneo, de origem social variada, com ideias diferentes sobre as transformações sociais que o movimento deveria provocar.