Biologia, perguntado por fernandalins21, 1 ano atrás

UFBA) Em gatos, a determinação da cor do pêlo é um caso de herança ligada ao cromossomo X. Assim, o pêlo malhado, que é a manifestação de um genótipo heterozigoto em ausência de dominância, só é encontrado normalmente nas fêmeas . O aparecimento excepcional de machos malhados é explicado a partir da seguinte constituição sexual cromossômica:
XXY não entendi a lógica da questão, alguém pode explicar?

Soluções para a tarefa

Respondido por Morteouvida
48
O gato macho deve apresentar o genótipo XXY, para poder apresentar um genótipo heterozigoto, pois o gen está localizado no cromossomo X e os gatos machos apresentam apenas um cromossomo X.
Respondido por lauraaxda
5

Para que um gato macho seja malhado, é necessário que ele possua o cariótipo XXY.

Por que gatos machos de pêlo malhado são extremamente raros?

Sendo a determinação da cor dos pelos dos gatos uma herança ligada ao cromossomo X, as fêmeas (que possuem duas cópias desse cromossomo e, portanto, cariótipo XX) podem apresentar pelagem malhada ou do tipo calico, pois todos os genes relacionados a cor poderão se expressar, formando setores de pelagem preta e outros de pelagem alaranjada.

No entanto, os machos só podem apresentar uma dessas cores, pois só possuem uma cópia do cromossomo X (cariótipo XY).

Na situação proposta pela questão, existe um cromossomo sexual extra numérico, e, em função da presença do cromossomo Y, temos um macho de cariótipo XXY. Excepcionalmente, esse macho poderia ser um gato calico.

Esse evento é raro, pois o gato deve ao mesmo tempo ser aneuploide (portador de uma alteração numérica de cromossomos) e herdar dois cromossomos X que determinam cores diferentes. Se ambos os cromossomos X determinassem a cor preta, por exemplo, ele ainda não seria um gato calico.

Portanto, apesar de possível, é uma situação rara. Gatos tricolores são, quase sempre, fêmeas.

Aprenda mais sobre aneuploidias aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/166525

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes