ufam esse longo processo de gestacao do feudalismo constituiam-se aspectos que se tornaram caracteristicas
Soluções para a tarefa
Olá!
Sua questão está incompleta. Lhe envio ela na íntegra e com a resposta:
Segundo o historiador Hilário Franco Junior, o “processo de gestação do Feudalismo [no Ocidente europeu] foi bastante longo, remontando à crise romana do século III, passando pela constituição dos reinos germânicos nos séculos V-VI e pelos problemas do Império Carolíngio no século IX, para finalmente se concluir em fins desse século ou princípios do X” (FRANCO JUNIOR, Hilário. O Feudalismo. São Paulo, Brasiliense, 1986, p. 9). Neste longo processo de gestação do Feudalismo, constituíram-se aspectos que se tornaram características estruturais em sua fase de consolidação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses aspectos:
a) A ruralização da sociedade
Falso. A ruralização foi, de fato, uma das características mais profundas do feudalismo, dado que o costume germânico de foco econômico na produção agrícola passou a predominar.
b) O enrijecimento da hierarquia social
Correto. A hierarquia social agora estava mais rígida, dadas as condições contextuais enfrentadas pela população que via-se submetida ao sistema de servidão.
c) A secularização dos domínios eclesiásticos
Falso. A Igreja mantinha muito poder durante a Idade Média e, portanto, é incorreto afirmar que houve uma secularização dos domínios eclesiásticos.
d) A fragmentação do poder central
Correto. É fundamental entender que durante o feudalismo o poder se descentralizou cada vez mais, alcançado diferentes esferas de expressão.
e) O desenvolvimento das relações de
dependência pessoal
Correto. Dado o modelo social e econômico adotado, os servos dependiam dos senhores para protegê-los e os senhores necessitavam dos servos para fornecer alimentos.