(UFAM – 2016) No período republicano (509 a 31 a.C.), a estrutura do poder em Roma se concentrou em instituições como o Senado, as assembleias e as magistraturas que abrangiam o conjunto dos cargos do poder executivo, como os dos cônsules, pretores, questores e edis. Sobre as instituições da República romana analise as afirmativas a seguir: I. O Senado compunha -se de 300 membros vitalícios, escolhidos entre os cidadãos mais importantes da República romana. Inicialmente apenas entre os patrícios. II. Em Roma destacaram -se três tipos de assembleias: a assembleia por centúrias, a por tribos e os concílios da plebe. III. A participação política dos cidadãos na Roma republicana se dava, principalmente, através das assembleias: com a participação das mulheres e ex-escravos (libertos). IV. Os pretores eram encarregados da justiça, do recenseamento dos cidadãos, da organização de festas cívicas e religiosa s e do policiamento urbano. V. Os cônsules (em número de dois), principais magistrados da República, comandavam o exército, dirigiam o Estado e convocavam o Senado. Assinale a alternativa correta: * 1 ponto a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas. c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B: Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
Explicação:
Acabei de fazer no classroom :)
Alternativa b) Somente I, II e V estão corretas.
O senado constituía uma assembleia de notáveis, instituição que ganhou representatividade no período republicano e era composta, inicialmente, pelos patrícios, aos quais eram atribuídas as honrosas funções de editar leis e controlar a sociedade.
Nesse sentido, as assertivas I, II, III, IV e V, devem ser consideradas:
I. CORRETA. Durante a maior parte da república romana o Senado foi composto por 300 membros, que exerciam suas funções de forma vitalícia, escolhidos inicialmente entre os patrícios.
II. CORRETA. A assembleia de centúrias (centuriata) era composta por membros de várias classes sociais, reunidos em prol de objetivos militares.
A assembleia por tribos (tribunicia) tinha função de votar as leis e era composta por tribos representantes da elite e das classes mais baixas.
Os concílios da plebe tinham poder de veto a leis contrárias aos interesses dessa classe.
III. INCORRETA. Na República romana mulheres e escravos não possuíam participação política, logo não integravam as assembleias.
IV. INCORRETA. Os pretores eram responsáveis por duas funções distintas, poderiam ser comandantes do exército ou exercer funções judiciárias, ou seja, a eles cabia a aplicação das leis.
V. CORRETA. O cônsul ocupava o cargo político mais alto na hierarquia da república romana, figurava como comandante do exército e tinha atribuições políticas e religiosas. 2 cônsules eram eleitos simultaneamente para mandatos de 1 ano.
Para aprender mais:
https://brainly.com.br/tarefa/19805543