(UFAL)
Voltamos a falar sobre violência. E que outro assunto mais move ainda a população? Antes a luta era pela qualidade no ensino, por mais escolas. Faltaram as providências necessárias a tempo e a história mudou de rumo. Hoje, pergunta-se pelas cadeias seguras. Agora, é a vida que está sob risco constante. O perigo está na porta de casa, na esquina do trabalho, no caminho da faculdade, em cada esquina. A violência urbana tem assustado o País inteiro. Não é somente Alagoas que sofre com essa doença social. Mas somente temos a lamentar que em nosso Estado, um dos poucos recantos de paz até pouco tempo atrás, agora seja mais um dominado pelo medo. O primeiro noticiário do dia já começa anunciando mais um assalto a ônibus durante a madrugada e aí começa o bom dia, que vai somando assassinatos, roubos e assaltos e isto sem que nenhuma autoridade apresente soluções. Somos duplamente roubados. Primeiro pelo sistema legal que nos cobra impostos e não nos supre dos serviços necessários e depois pelas mãos do crime, nem sempre organizado.
(Jornal Alagoas em Tempo. 4 a 7 out. 2007)
Dadas as afirmações seguintes,
I. Considerando a comparação entre a educação e aviolência, o título do texto poderia ser “Antes se lutavapor escola”.
II. Nos seis primeiros períodos, evidencia-se que há umacomparação entre o momento passado e o presente.
III. Alagoas é um dos Estados mais atingidos pelaviolência.
IV. A população é roubada pelos governantes e pelo crimeorganizado.
verifica-se que
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porém, esta definição não caracteriza o esporte escolar, pois este trabalha princípios de formação vinculados ao processo de educação. Nos dias atuais o esporte tem um enfoque não somente competitivo, mas é visto como um meio de socialização, no entanto, a realidade atual nos mostra elementos que marginalizam o esporte, onde o ganhar se faz mais importante do que participar.
O esporte transmitirá valores morais de acordo com a forma de manifestação que se apresenta, interferindo, desta forma, na formação humana. Esses valores são diferenciados dependendo do sentido da prática. É na manifestação do esporte-educação que se percebe o maior conteúdo sócio-educativo, pois se baseia em princípios educacionais como participação, cooperação, integração e responsabilidade.
Segundo Marques, Gutierrez e Almeida (2008, p.55):
A escola teve papel fundamental na gênese do esporte moderno e ainda hoje ocupa local de destaque frente à disseminação da prática contemporânea, visto que é nas aulas de Educação Física escolar que muitas crianças têm seus primeiros contatos com manifestações esportivas sistematizadas.
Porém, deve-se salientar que nesse ambiente o esporte se manifesta em aulas curriculares e extracurriculares. São nas aulas curriculares que se deve ter objetivos pedagógicos, com o principal intuito de formação do cidadão, através dos valores que transmite, no entanto, sem desconsiderar seu conhecime
compromisso.