História, perguntado por larissamess2479, 1 ano atrás

(UFAL) Como o sistema de capitanias gerais não conseguiu sucesso na colonização do Brasil, devido a várias dificuldades, Portugal resolveu organizar o governo-­geral, que:

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
24
O Sistema de Capitanias Hereditárias foi a primeira divisão territorial interna do Brasil colonial. Elas foram criadas após o firmamento do Tratado de Tordesilhas, que estabelecia que todas as terras até 370 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceriam a Portugal e consistiam da divisão do território brasileiro em 14 faixas de terras que foram "doadas" a nobres promissores portugueses para a exploração dos recursos.

Porém esta divisão não teve grande sucesso e o seu fracasso se deve a uma série de fatores como a adaptação ao clima tropical, o alto custo de investimento e retorno a longo prazo, os ataques indígenas e de piratas, a dificuldade de comunicação entre as outras capitanias devido a distância, a ausência de um governo central, dentre várias outras.

Após este fracasso Portugal centralizou o poder da colônia através da criação de um cargo de governador geral, cuja principal função era representar os interesses do rei de Portugal. Para auxiliar o governador no desempenho de suas atribuições também foram criados cargos auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor.
Respondido por tonycca03
47

Resposta:

OBS:

Explicação:

esse é o resto da pergunta:

(A)

centralizou a exploração econômica e reorganizou a administração das riquezas até 1822.  

(B)

conseguiu superar certos obstáculos e evitar, sem maiores dificuldades, o isolamento das capitanias.  

(C)

teve o cuidado de fortalecer a colônia contra as invasões estrangeiras e de melhorar as relações com os indígenas.  

(D)

se chocou com os objetivos da Igreja Católica, preocupada com a libertação dos nativos e dos escravos.  

(E)

manteve a dominação portuguesa, de forma violenta, fracassando, no entanto, na superação das dificuldades já existentes.

Perguntas interessantes