Português, perguntado por danysilva79, 1 ano atrás

(UFAL, adaptada) As orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que exercem o mesmo papel do adjetivo, uma vez que determinam um substantivo antecedente, acrescentando uma informação entre ou com vírgulas. Qual o período em que a vírgula está separando uma oração com ideia de explicação? Escolha uma: a. “O animal tinha descido com o senhor, ou tinha ficado na ribanceira.” b. “Encontrei a gaveta trancada; logo, não pude pegar os documentos.” c. “Não se preocupe, que breve estarei de volta.” d. “Não poderei comparecer; portanto, não contem com a minha presença.” e. “Já estamos sem dinheiro; devemos, pois, retornar logo.”

Soluções para a tarefa

Respondido por OliverQuenn
17
Essa questão ela é meio ambigua. Pois num momento você pensa quer a questão que uma O.S.Adejtiva explicativa e em outra ela só que uma oração explicativa, independente de ser adjetiva ou não.

Eu acredito que ela so queira uma oração que seja explicativa, pois pelo que vi nenhuma ali tem um pronome relativa (as orações adjetivas começam por pronome relativo )

Vou comentar cada alternativa:

Vou destacar cada conjunção e vou analisa-la (a gente classifica as orações pelas conjunções. Pelo sentido também , mas sem dúvidas pelas conjunções )

a)
essa conjunção "ou" dá uma ideia de alternância, não de explicação. (ou=uma coisa ou outra)

b)
Esse "logo" dá uma ideia de conclusão, como ele encontrou a gaveta fechada não vai poder mexer nela. Tornando algo conclusivo, acabou ali naquele estante.
 Então não dá ideia de explicação.

c)
Sempre que você ler uma frase onde no começo alguém dá uma ordem , pode ter 99% de certeza que em seguida ele vai mandar uma explicação, uma explicação para o porquê dele ta te dando ordem. Logo nessa tem uma explicação. "não se preocupe porque vou voltar em breve" Veja que botando um "porque" de explicação a frase mantem seu sentido.

Nessa alternativa temos uma oração explicativa entre vírgulas. É a única questão que tem uma explicação; Acredito que seja essa a resposta. Mas ela não é uma O.S.Adjetiva , pois a conjunção "que" que inicia a oração não é pronome relativa. (Essa alternativa é a resposta)

d)
"Esse "portanto" não é uma conjunção explicativa , mas sim uma conjunção conclusiva. Como não vai poder comparecer ,logo não poderão contar com a presença dele. Entendeu. tudo acaba em uma conclusão.

e)
Sempre que você ver um "pois" entre virgulas é por que ele está deslocado, quando ele está deslocado (entre virgulas) é por que ele é uma  conjunção conclusiva. Quando o "pois" está depois do verbo ele também é uma conclusiva.

Logo não é uma explicativa.

Moises220: Letra C- "Não se preocupe, que breve estarei de volta.”
Perguntas interessantes