ENEM, perguntado por isadorasantiago3276, 1 ano atrás

(UFAL - Adaado) Os combustíveis fósseis representam as fontes de energia mais consumidas há mais de um século. Atualmente, as estatísticas revelam que cerca de 1/6 da população mundial é responsável por mais da metade do consumo energético global. Estes dados:


joaopedropa01: a) indicam que há um forte desperdício de energia nos países ricos.
b) mostram que onde a industrialização é mais antiga o consumo de energia é menor.
c) demonstram o forte contraste socioeconômico existente no mundo atual.
d) têm pouco significado porque não é o consumo de energia que mostra o padrão de vida de um grupo.
e) não são importantes porque o maior consumo é da população pobre.
joaopedropa01: essas são as alternativas?

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedropa01
15

Olá!

A alternativa correta é a letra C.

a) indicam que há um forte desperdício de energia nos países ricos.

Pelo contrário, nos países ricos, industrializados, o consumo de combustíveis fósseis é maior, tanto pela quantidade de veículos, quanto pela quantidade de indústrias e termoelétricas que ainda são usados. Se a alternativa dissesse que há um forte desperdício de energia nos países pobres, também estaria errada, pois nenhum país "desperdiça" energia, o que acontece é que uns usam pouco e outros muito.

b) mostram que onde a industrialização é mais antiga o consumo de energia é menor.

Como disse anteriormente, onde a industrialização é maior, o consumo de energia é maior. Se eu digo que a industrialização é mais antiga, quero dizer que o país se industrializou a bastante tempo e, consequentemente, possui um maior avanço tecnológico (isso não quer dizer que inventaram uma fonte de energia nova e limpa), uma maior expectativa de vida que gera o aumento de pessoas, de veículos e, por fim, de energia.

c) demonstram o forte contraste socioeconômico existente no mundo atual.

Certíssima.

d) têm pouco significado porque não é o consumo de energia que mostra o padrão de vida de um grupo.

O consumo de energia não é o medidor de padrão de vida de um grupo, mas está fortemente ligado a isso. Um grupo com rendas altas, vão consumir mais energia devido a sua demanda ser alta, a sua casa ser grande, ter mais eletrodomésticos, etc... Ao contrário, um grupo de renda baixa, na maioria dos casos, não tem nem uma casa própria para morar, então não conseguem comprar a metade dos equipamentos que gastam energia.

e) não são importantes porque o maior consumo é da população pobre.

Contraditório, não? Se a população pobre não tem dinheiro para comprar comida, como vão pagar uma conta de luz absurda? Essa alternativa está absolutamente errada.

Espero ter ajudado. Bons estudos ;)                                                                            @jaojaomatos

Respondido por Philosoraptor
2

Estes dados:

Bem, estes dados revelam que não apenas há distribuição "favoritista" destes recursos, como também há uma tendência ao abuso destes mesmos pelos favorecidos.

Basta ver os números e deduzir o que eu disse acima: 1/6 = 16.65% do todo e esta fracção consome mais de 50% do total de energia utilizada.

é translúcido que uma parcela está sendo privilegiada e ao mesmo tempo esta parcela está abusando do benefício.

Perguntas interessantes